sábado, 20 de abril de 2013

Por que a evolução é verdadeira

 

Celacanto genoma sequenciado

por Greg Mayer
Os celacantos são um dos três grupos de sobreviventes do sarcopterygian (de nadadeiras lobadas) peixes, e junto com os peixes pulmonados, um dos dois grupos que se mantiveram peixe no sentido vernacular (nós tetrápodes, o terceiro grupo de sobreviventes, que, naturalmente, tornar-se pernas) . Os celacantos também tem uma história por trás tremendo: conhecida no registro fóssil do Devoniano (mais de 350 mya) até o fim da Era Mesozóica (cerca de 65 mya), mas não depois, ele veio como um grande choque quando apareceu no sul África em 1938.
Latimeria chalumnae, o celacanto (modelo)
Latimeria chalumnae, o celacanto (modelo). Observe barbatanas lobadas.
Marjorie Courtenay- Latimer , o curador do museu local, peguei no cais de pesca em East London, Província do Cabo, onde um capitão de pesca tinha colocá-lo de lado para ela como um espécime raro. A descoberta de um espécime vivo de um peixe muito tempo se pensou extinto, e um relacionado com tetrápodes para arrancar, era uma sensação mundial. Outros, eventualmente, transformou-se em vários pontos, no Oceano Índico ocidental, e em 1998 a população foi descoberto na Indonésia, na extremidade oposta do Oceano Índico.
Ontem, um grupo liderado por Chris Amemiya (inclusive amigo-de-este local Neil Shubin ) publicou a seqüência do genoma do celacanto na revista Nature . É um acesso aberto , e dado extremamente longa e detalhada Nature estilo editorial é apertado. Para mim, duas coisas se destacam após uma rápida olhada. Primeiro, o celacanto é o próximo parente mais próximo para os tetrápodes, após a peixes pulmonados. Isto é o que era esperado, mas o papel fornece suporte muito forte para isto, usando um grande conjunto de dados (251 genes judiciosamente escolhidas). Note-se que, em um toque especialmente agradável, Homo sapiens é representado na figura de Miss Courtenay-Latimer si mesma.
Árvore filogenética utilizando dados genômicos celacanto (Fig. 1 de Amemiya et al. 2013).
Árvore filogenética utilizando dados genômicos celacanto (Fig. 1 de Amemiya et al. 2013).
Em segundo lugar, embora, um pouco mais distante relacionado genealogicamente a tetrápodes do que peixes pulmonados, os celacantos evoluindo lentamente proporcionar melhores comparações para inferir eventos no início da evolução genômica tetrápode do que os peixes pulmonados altamente genomically derivados. Como Ammemiya et ai. colocá-lo,
A transição da terra dos vertebrados é um dos passos mais importantes em nossa história evolutiva. Concluímos que o mais próximo de peixe vivo para o ancestral dos tetrápodes é a peixes pulmonados, não o celacanto. No entanto, o celacanto é fundamental para a nossa compreensão desta transição, como peixes pulmonados têm tamanhos genoma intratáveis ​​(estimada em 50-100 Gb) 47 . Aqui temos examinado vertebrados adaptação à terra através da análise de todo o genoma do celacanto, e têm mostrado o potencial de análise centrou-se de famílias de genes específicos envolvidos neste processo. Um estudo mais aprofundado destas mudanças entre os tetrápodes eo celacanto pode fornecer importantes insights sobre como um organismo complexo como um vertebrado pode alterar significativamente o seu modo de vida.
Isso lembra um pouco a situação em estudos de origens vertebrados : agora parece claro que ascídias (urochordates) estão mais próximos genealogicamente aos vertebrados que lancelets (cephalochordates), ainda lancelets fornecer material melhor comparativa para investigar a evolução dos vertebrados mais cedo do que o altamente derivada ascídias.
______________________________________________________________
Amemiya, C, et ai. 2013. O genoma do celacanto Africano fornece insights sobre a evolução dos tetrápodes. Nature 496:311-316. ( pdf )
Holanda, P. 2006 Minha irmã é uma ascídia? Hereditariedade 96:424-425. ( pdf )

Nenhum comentário:

Postar um comentário